Bem vindo à página da Etnimanual

21 795 06 05 9:00 AM - 18:00 PM (Seg-Sexta)

Segurança Alimentar - HACCP

De aplicação obrigatória, a partir de 01 de Janeiro de 2006, o Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril de 2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios vem, precisamente, criar novas regras gerais e específicas de higiene, com o principal objectivo de garantir um elevado nível de protecção do consumidor em matéria de segurança dos géneros alimentares, abrangendo todos os níveis da cadeia alimentar - produção, industrialização e manipulação dos alimentos, serviços de alimentação colectiva e sistemas de distribuição e manuseamento.

É fundamental que todas as empresas da cadeia alimentar cumpram este diploma, ou seja, implementem um sistema de HACCP.

Este diploma pressupõe a adopção dos princípios da análise dos perigos e do controlo dos pontos críticos – HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). Esta metodologia é reconhecida internacionalmente e tem como principal objectivo a analise dos potenciais perigos para a saúde dos consumidores, identificando onde esses mesmos perigos podem ocorrer e decidindo quais são críticos para a saúde do consumidor, possibilitando a aplicação das medidas consideradas necessárias.

  • Além do cumprimento da actual legislação em vigor, resultam deste compromisso inúmeros benefícios, nomeadamente a melhoria da qualidade higiénica dos produtos e consequente diminuição da ocorrência de falhas, a racionalização e optimização dos recursos técnicos e humanos, o aumento da confiança por parte dos clientes/ consumidores, reforçando obviamente a sua posição no mercado.

Contamos, igualmente, com Técnicos Superiores (nível VI) de Engenharia Alimentar devidamente certificados colocando á disposição das empresas inovadores serviços cumprindo o estabelecido.

Segurança Alimentar

A Higiene e Segurança Alimentar deve ser entendida como um compromisso e um objectivo vital por todas as Organizações do sector alimentar, ao longo de toda a cadeia de abastecimento – do produtor ao consumidor.

Link's